CineOP: Oficinas e Workshop, investimento na formação audiovisual

A 14ª CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto, 05 a 10 de junho) promoveu a realização de três oficinas e um workshop internacional, contribuindo assim para a formação de mão de obra e capacitação de profissionais ligados ao universo audiovisual.

Foram certificadas 150 pessoas. As oficinas foram “Introdução à direção em cinema – a construção da mise’en’scène”, ministrada por Eduardo Aguilar“A invenção do documentário e o documentário de invenção”, por Joel Pizzini; e “Oficina de séries para TV: humor e drama”, com Renata Corrêa. Já o workshop internacional “Cinematecas regionais – o exemplo da Cinémathèque de Bretagne” foi conduzido por Cécile Petit-Vallaud, diretora da instituição de guarda francesa.

Tanto as oficinas quanto o workshop integram o programa de capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2019. Têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.

 

Oficinas:

  • A invenção do Documentário e o Documentário de Invenção (Instrutor(a): Joel Pizzini)

Objetivo Geral: Proporcionar uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais. Por meio de exercícios e exibição de trechos emblemáticos de filmes seminais no gênero, o curso mostrará estratégias narrativas da dramaturgia “documental” permitindo uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual. O filme Rio da Dúvida do diretor, (com exibição no Festival) será abordado na Oficina como referência de pesquisa e montagem na conjugação de imagens de arquivo com encenações atuais

  • Introdução à Direção em Cinema – a construção da mise’en’scène (Eduardo Aguilar)

Objetivo: Estabelecer um diálogo aberto sobre quais procedimentos devem ser levados em consideração na construção da mise’en’scène, munindo o participante do workshop de elementos capazes de lhe aguçar o senso crítico, e poder desenvolver com maior domínio um trabalho de direção.

  • Oficina de Séries para TV: Humor e Drama (Instrutor(a): Renata Corrêa)

Objetivo: Dar ferramentas para jovens roteiristas iniciantes escreverem seu piloto, montarem um projeto de apresentação para os players do mercado e fazer seu primeiro pitching.Falaremos de estruturas narrativas e gêneros audiovisuais;  Levantaremos os pontos relevantes da dramaturgia: tema; espaço; abordagem; adequação do tema ao formato; construção de personagem; e sugestão de exercícios para a redação do segundo tratamento da obra apresentada.Na segunda etapa iremos analisar cenas de produtos audiovisuais. Na terceira e última etapa, iremos construir o projeto coletivamente, orientando a apresentação do pitching.

  • Workshop Internacional | Cinematecas Regionais – O Exemplo da Cinémathèque de Bretagne

Criada em 1986 a Cinémathèque de Bretagne possui um dos acervos regionais mais importantes da França, em particular de filmes amadores realizados na Bretanha e/ou por bretões. A proposta deste workshop foi abordar a particularidade e a importância das estruturas regionais de conservação e valorização do patrimônio audiovisual na França. Quais os desafios e caminhos para a efetivação e consolidação deste trabalho? O que pode se destacar de ações e exemplos para estimular iniciativas semelhantes no Brasil?

Foto: Leo Lara/Universo Produção

[VEJA A COBERTURA COMPLETA DO CINEOP 2019]

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.