Metaverso ganhará ainda mais força em 2023, diz especialista

Com isso, o uso das Brand Personas e a produção de conteúdo pelas empresas também devem crescer no próximo ano

O investimento de marketing digital está crescendo a cada ano que passa. De acordo com o estudo “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia” feito pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das empresas da América Latina aumentaram seu investimento em marketing digital em 2021. Sendo assim, é esperado que o orçamento na área cresça ainda mais em 2022 e no  ano seguinte.

“Na internet tudo acontece muito rápido. As preferências dos usuários mudam a cada dia e com o marketing digital não diferente”, explica Cintia Santana, sócia e CGO da PYXYS, mediatech que une  inteligência digital. “Ao pensar nesses investimentos, é interessante acompanhar as tendências e saber o que está em alta neste setor. Só assim é possível traçar boas estratégias de comunicação”, completa.

Cintia explica quais serão as três principais apostas que as empresas podem adotar para o próximo ano no marketing digital.

Metaverso

 O metaverso esteve na boca do povo durante todo o ano de 2022 e, segundo a especialista, não será diferente no próximo. “Esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro, priorizando a experiência do consumidor ”, ressalta Cíntia.

Nas últimas semanas, a gigante da influência digital, Boca Rosa, que já tem seu próprio avatar, lançou também a primeira linha de maquiagem inspirada no metaverso. A inovadora experiência de compras aconteceu por meio de um avatar no mundo virtual. “A  Boca Rosa e muitos outros influenciadores já tem colocado em prática estratégias que unem o real e o virtual. Em um futuro muito próximo, empresas e influenciadores irão se render aos benefícios do metaverso através de personas digitais, isso é um fato”.

Personas virtuais

Aproveitando a onda do metaverso, outro ponto de atenção  no marketing digital são as Personas Virtuais. Sucesso entre os creators como Sabrina Sato e Lucas Rangel, os avatares serão cada vez mais presentes e influentes nas redes sociais. “No atual momento em que estamos, com ambientes para interação virtual, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital”, afirma a especialista. ”Ter uma persona 3D ajuda a humanizar as marcas e aproximar o negócio do consumidor”.

Além dos maiores influenciadores brasileiros já terem garantido sua própria persona virtual. A Lu do Magalu, assim como, o Bahianinho, mascote da Casas Bahia, fazem sucesso no meio digital e reforçam a importância das marcas apostarem suas fichas nesse mercado.

Produção de conteúdo

Cíntia também destaca a importância das empresas começarem a considerar a produção de conteúdo próprio como estratégia de marketing no próximo ano. Além da melhora da relação entre marca e cliente, o objetivo é produzir conteúdos relevantes tanto para quem escreve, quanto para quem lê. “Estas estratégias, também podem ajudar a  gerar confiança nas empresa, uma vez que elas se posicionam como autoridades no setor, por meio de materiais originais e educativos”, finaliza.

Sobre a PYXYS

No mercado desde 2018, a PYXYS é uma mediatech que une  inteligência digital, produção de conteúdo multiplataforma e marketing de performance. Desenvolve produtos tecnológicos data-driven, com intuito de monetizar negócios e promover sua expansão digital. Um dos cases de maior sucesso da empresa é o Jornal do Carro, do Estadão, que multiplicou 30 vezes seu faturamento nos últimos anos, com estratégia digital e execução tática operadas pela PYXYS.

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