27a MCT: ações de internacionalização e visibilidade para o cinema brasileiro; e debates sobre o cinema latino
TERCEIRA EDIÇÃO DO CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI COMEÇA COM VISÃO POSITIVA SOBRE OS RUMOS DO CINEMA BRASILEIRO EM 2024
Depois da realização do 2o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, a Mostra de Cinema entra na reta final com mais um ciclo de atividades paralelas sediando a terceira edição do Conexão Brasil CineMundi. O programa amplia as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promovendo a visibilidade e a diversidade da cinematografia local e seu potencial criativo. É uma extensão do programa realizado anualmente durante a Mostra de Cinema de Belo Horizonte e inclui ciclo de debates com convidados internacionais, sessões WIP (work in progress), roda de conversa, estudo de caso e networking.
Na tarde de quarta-feira, dia 24, as conversas se iniciaram com diversas presenças estrangeiras, que estão em Tiradentes para conhecer a produção contemporânea e buscar projetos e parcerias que formem um cinema do futuro. Para muitos deles, é salutar que o cenário cultural tenha mudado no último ano, com a recriação do Ministério da Cultura e a retomada de políticas públicas voltadas ao audiovisual. Se em 2023 havia esperança misturada a apreensão pelo começo de um novo governo que ainda dependia de lidar com as heranças destrutivas da liderança anterior, que tinha a cultura como inimiga, agora a perspectiva é de horizontes cada vez mais duradouros.
Foi o que surgiu de algumas falas nos encontros “Além do espelho: programar filmes latino-americanos na América Latina e na Europa” (FOTO) e “Latinidades em questão: Europa, América Latina, Brasil”, que reuniram programadores de diversos eventos internacionais, como Festival de Guadalajara (México), Festival de Mar del Plata (Argentina) e IndieLisboa (Portugal), entre outros. Em geral, a impressão é de que o cinema brasileiro nunca saiu do radar desses eventos, mas agora ele voltou com ainda mais força, pois é sentido que o novo momento pode ser o catalisador de uma nova fase.
“Existia uma nova onda de cinema brasileiro que vinha na última década e que me parece que foi interrompida pelo governo Bolsonaro”, apontou Paola Raiman, programadora do Entrevues de Belfort (França). “Depois desses quatro anos difíceis, tenho a sensação de que essa nova onda pode estar voltando agora”. Esse dado é importante porque impacta diretamente a forma como os festivais europeus olham para o cinema latino e, mais especificamente, para o cinema brasileiro. De fato, sente-se já alguns movimentos, como a recém-anunciada participação do novo filme de Juliana Rojas, “Cidade; Campo”, para o Festival de Berlim.
O Conexão Brasil CineMundi continua nos próximos dias com um encontro entre os professores João Luiz Vieira (Brasil) e Richard Peña (EUA), dia 27 (sábado), às 15h30, para tratar da relação do audiovisual com a formação de plateias e olhares; e com sessões fechadas de work in progress, com filmes selecionados pela curadoria para serem exibidos a “olheiros” internacionais e distribuidores que estão em Tiradentes.
CINCO LONGAS PARTICIPAM DE SESSÕES CABINE DE FILMES “WORK IN PROGRESS – CORTE FINAL” NESTA EDIÇÃO DA MOSTRA
Pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra Tiradentes recebe o Conexão Brasil CineMundi | Tiradentes, edição itinerante do Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro. Para esta edição, foram selecionados cinco longas-metragens em finalização, categoria Work In Progress (WIP) – Corte Final, para serem exibidos em sessões fechadas para uma platéia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional composta por 15 convidados, representando festivais e instituições de 11 países. Nesta terça-feira, os convidados assistirão à produção “Nó” (PR) – FOTO, dirigida por Laís Melo.
Os demais filmes WIP selecionados são “Antigona – Não nasci pro Ódio, Nasci pro Amor” (BA), de Fabricio Boliveira; “Ausente” (MG), de Ana Carolina Soares; “Novembro” (PE), de Milena Times; e “Suçuarana” (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges.
Os longas serão avaliados por convidados e os vencedores serão contemplados com premiações de parceiros do Brasil CineMundi, a saber: Serviço máster DCP + HD Externo para um longa de até 120 minutos oferecido pelo CTAv; Vaga para o produtor ou diretor de um filme WIP – corte final participar do Málaga WIP na próxima edição, em março de 2024, oferecido pelo Festival de Málaga, da Espanha; Cinco diárias (de seis horas cada uma) de serviço de correção de cor para um longa WIP oferecido pela O2 Pós; e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em serviços de pós-produção para um longa WIP oferecido pela The End. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento e premiação da 27ª Mostra Tiradentes, na noite do dia 27, sábado.
RECORTE DA PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA TIRADENTES PODE SER ASSISTIDO ONLINE
Em sua 27ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes traz 33 filmes em sua programação online. As produções disponíveis fazem parte das mostras Homenagem e Panorama e podem ser acessadas gratuitamente na plataforma oficial mostratiradentes.com.br até o próximo sábado (27).
Além dos filmes, estão disponíveis debates temáticos, cinejornais com notícias do evento, cobertura fotográfica, conteúdos produzidos diretamente da mostra e informações diversas sobre a Mostra Tiradentes.