27ª MCT: Bye Bye Amazônia: Um misto de conceitos e visão realista sobre a Amazônia

 

             A pré-estreia nacional “Bye Bye Amazônia” lotou o Cine-Teatro Aymoré no dia 24 de janeiro na cidade de Tiradentes e conquistou os corações dos telespectadores presentes. O longa é dirigido por Neville D’Almeida e possui o elenco formado por Thiago Justino, Ana Kairi e Mac Auara Kadiweu.

           Um destaques da noite, Bye Bye Amazônia, conta a história através de uma abordagem artística sobre os problemas seculares que assolam a maior floresta Tropical do mundo, a Amazônia, e seus habitantes; ao passo que conta o passado do Brasil mas também sobre o futuro não só do Brasil, mas também do mundo.

           A obra artística faz parte da Mostra Invenção que traz a vida o cinema que por vezes não parece trazer um significado imediato, através de seus cortes e cenas artísticas. Essa Mostra é uma resposta e um desafio a essa conexão com a adesão dos telespectadores a esse cinema mais “poético”.

           Com mediação de Leonardo Amaral, curador, o diretor pôde conversar com o público e expor suas diversas opiniões sobre o filme: “O filme é feito de conceitos, conceitos de linguagem, conceito da nação, conceito de produção e conceito artístico. O filme é baseado em muitas perguntas de conceitos. Todos os filmes são colonizadores. E o segundo conceito são duas perguntas: ‘Por que e até quando?’ Por que temos que sofrer até agora e até quando temos que sofrer?”

         Além disso, o diretor comentou sobre a sua visão “realista” sobre a Amazônia: “Eu, o filme, não temos uma visão pessimista, pelo contrário, eu sou extremamente otimista. Porém, acredito que devemos ser realistas e abrirmos bem os nossos olhos sobre o que acontece com a Amazônia para assim podermos agir sobre o que acontece

         A Mostra Tiradentes, uma das principais plataformas de cinema brasileiro contemporâneo, está na sua 27° edição e acontece entre os dias 19 a 27 de janeiro de 2024.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.