Semana ABC 2019: Importância do som, realidade virtual, lentes ARRI e SP Film Commission
A Cinemateca Brasileira recebe de hoje (15) até 17/05 a Semana ABC, um encontro que reúne as novidades do setor audiovisual no Brasil e no mundo, realizada pela ABC (Associação Brasileira de Cinematografia).
O evento ocorre desde 2002 e tem o intuito de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor.
O Prodview é apoiador do encontro. Confira como foi o primeiro dia:
Importância do som nas produções
O encontro teve início com a mesa “Do Roteiro à Mixagem: Parceria Criativas no Processo de Produção do Som”, que teve como mediador: João Godoy (ABC -Técnico de Som), Gustavo Nascimento (Técnico de Som Direto e Editor de Som) e Daniel Turini (Editor de Som).
Eles comentaram a relevância do som e como ele impacta no trabalho realizado pelos diretores; como é preciso entender, pensar e vivenciar o som desde a pré-produção; e como esse processo é aprendido e construído ao longo do processo, sem receitas prontas.
Gustavo falou sobre a composição sonora do filme Los Silencios, pontuando o contexto da obra, as dificuldades e as soluções desenvolvidas, tratando de temas como a leitura sonora do ambiente, os ruídos e as etapas de produção. Principalmente o processo de pré-produção para entender o contexto do roteiro e criar bibliotecas específicas.
A cineasta Beatriz Seigner não pode estar presente, mas gravou um vídeo para apresentar a perspectiva da direção relativa à construção do áudio do filme. Já Daniel apresentou o processo de realização do áudio dos filmes Animal Cordial e A Sombra do Pai, dirigidos por Gabriela Amaral de Almeida. Daniel mostrou duas cenas, uma de cada filme antes e depois do processo de mixagem de som.
Realidade Virtual e Novas Mídias
A segunda mesa “Realidade Virtual e Novas Mídias”, contou com mediação do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC e participação de Andrei Speridião, diretor de P&D da Árvore Experiências Imersivas, Luiz Velho, PHD e diretor do laboratório VISGRAF do IMPA, e Sandro Di Segni, supervisor de Efeitos O2 Pós.
Luiz Velho, pesquisador responsável pelo VISGRAF, Laboratório de Computação Gráfica do IMPA (Instituto de Nacional Matemática Pura e Aplicada), falou sobre os experimentos que visam combinar as formas tradicionais de entretenimento, como cinema e teatro, com as novas mídias. Velho usou como exemplo o projeto “The Tempest”, baseado na obra homônima de William Shakespeare, que integra teatro e cinema com realidade virtual e tecnologia de jogos.
Nesta linha, Sandro, que possui mais de 20 anos de experiência na indústria de Cinema, Animação e VFX e já trabalhou em filmes como Alladin (2019) e Jurassic World Fallen Kingdom (2019), compartilhou exemplos do seu trabalho e falou sobre a “gamificação” do cinema, que envolve desde a pré até a forma como se consome os produtos do audiovisual.
Por último, Andrei, que há 12 anos desenvolve projetos que nascem da intersecção entre tecnologia e design, falou sobre o momento atual da realidade virtual e as perspectivas para o futuro, como por exemplo as mídias interativas em tempo real. Como diretor de pesquisa e desenvolvimento na Árvore Experiências Imersivas, investiga e desenvolve novas interfaces, mecânicas, linguagens e produtos orientados à realidade virtual.
Sobre este tema, a Semana ABC conta ainda com duas instalações de realidade virtual. No dia 15 de maio acontece a Instalação The Tempest, realizada por Luiz Velho, diretor do IMPA, e nos dias 16 e 17 a Instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas.
ARRI apresenta produtos
Mário Jannini, engenheiro eletrônico e diretor técnico de serviços da ARRI na América Latina, apresentou a mesa “ARRI: Signatures Primes- A Importância das Lentes Telocêntricas na Cinematografia Digital e a Nova Câmera ALEXA Mini LF”.
Ele apresentou a nova ALEXA Mini LF, que combina o tamanho compacto e o baixo peso da ALEXA Mini com o sensor da ALEXA LF de grande formato.
A câmera oferece a melhor qualidade geral de imagem para gravação em grande formato e possui três filtros internos FSND motorizados, entrada de alimentação de 12V, saídas de energia extra, um novo Codex Compact Drive e um novo visor HD de alto contraste MVF-2.
Na sequência, o diretor de fotografia Art Adams falou sobre a importância das lentes telocêntricas para a cinematografia digital, comparando diferentes lentes e imagens, em relação a contrastes, foco e efeitos, por exemplo, apresentando diversos testes que foram realizados.
SP Film Commission
A Semana ABC recebeu uma mesa para discutir sobre a São Paulo Film Commission, que contou com mediação de Daniel Celli, coordenador do projeto, e com a presença da diretora de arte Rita Faustini, da diretora de produção Joana Araújo, da produtora de locação Mirella Valente e da produtora Raissa Drumond.
Entre os temas foram debatidos os desafios de filmar em São Paulo, os impactos socioculturais e econômicos da atividade e as formas de transformar a cidade cada vez mais FilmFriendly. Os convidados falaram sobre os caminhos para melhorar as filmagens em locações na cidade, tanto para a equipe quanto para a vizinhança, bem como para viabilizar que a cidade esteja cada vez mais aberta ao audiovisual.