Atenção especial aos roteiristas! Espaço promove debate entre profissionais iniciantes e veteranos
Começa no Rio de Janeiro, hoje (28) e segue até 30/09 o II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, que tem como proposta ser um espaço de debate e encontro para profissionais e estudantes da área terem contato com profissionais veteranos.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento, conta com debates, mostras de curtas (competitiva e hors concours) e concurso de roteiro. As novidades da programação desta edição incluem palestras, masterclasses, o Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-Metragens e o Encontro de Negócios.
“O encontro é a única das atividades que não é exclusiva para estudantes ou iniciantes, e notamos uma procura grande de gente que já está no mercado. E no concurso tivemos um grande aumento no número de inscrições: ano passado, recebemos 120 roteiros; este ano, foram 469 roteiros habilitados. A gente percebe que realmente estava faltando uma atenção especial ao roteirista”, afirma Evandro.
Entre os convidados estão roteiristas renomados como Lucas Paraizo (Aos teus Olhos, Sob Pressão, Justiça), que ministra a masterclass “Roteiro de série audiovisual”, e George Moura (Onde Nascem os Fortes, Amores Roubados, O Grande Circo Místico), que será entrevistado pelos apresentadores do podcast Primeiro Tratamento, além de Claudia Lage (Lado a Lado) e Marcílio Moraes (A Lei e o Crime, Ribeirão do Tempo, Vidas Opostas), que falam sobre roteiro de novela.
Mercado
Ao longo dos três dias de evento, o seminário conta ainda com um estudo de caso sobre questões de gênero nas séries “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia” e “Big Little Lies”, além de painéis sobre assuntos ligados ao dia a dia da profissão, como a preparação para editais e o funcionamento de uma sala de roteiristas. Inserção no mercado e a escrita de histórias voltadas para o público infantojuvenil também são temas de debates no festival.
Encerram a programação o pitching dos dez roteiristas selecionados no Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longas-Metragens, que terão direito a dois dias de aulas com profissionais, e a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens.
O evento
Criado pelos ex-alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo, Evandro Melo, o festival quer atingir um público mais amplo e diverso este ano, um dos motivos da mudança do local do evento para a Cinemateca do MAM.
“Percebemos que havia esse nicho, a falta de eventos destinados a roteiristas, em especial aos iniciantes. E aí a gente pôs o pé na estrada. A gente queria um espaço neutro, trazer todo mundo que puder vir, dar oportunidade aos iniciantes de conhecerem e trocarem com os veteranos e exporem seus trabalhos”, explica Carla.
Gabriela lembra que o evento é feito sem patrocínio – curadores, jurados, palestrantes e debatedores participam da iniciativa de forma voluntária.
“No nosso percurso, tivemos a certeza da necessidade do ROTA pela adesão de profissionais incríveis que abraçaram a a ideia e vêm trabalhando conosco mesmo sem ganhar nenhum cachê. E pela quantidade de iniciantes com trabalhos incríveis se inscrevendo, vindo de longe para participar”, conta.
O II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual oferece também exibição gratuita de curtas-metragens durante os três dias do evento, que acontece de 28 a 30 de setembro na Cinemateca do MAM. A Mostra Competitiva, que conta com 25 filmes (ficção e documentário) de várias regiões do Brasil, acontece diariamente, e os roteiristas vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação que encerra o festival, no domingo.