Games, um mercado consolidado segundo a Geek City, que recebeu mais de 30 mil pessoas

Curitiba (PR) recebeu o maior evento de cultura pop do Sul do País, o Geek City, entre 31 de agosto e 02 de setembro. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento. Foram realizados 20 painéis com conteúdo de entretenimento, empreendedorismo e tecnologia; mais de 50 estandes com experiências para todas as idades e 15 competições na Arena Geek, entre elas disputa para etapas da Crossfire Elite League e da BattleRite Pro League.

Para 2019 os empresários da Seven Entretenimento esperam um público de mais de 40 mil pessoas e prometem boas surpresas nacionais e internacionais.

O Geek City teve um crescimento de mais de 30% em relação ao ano anterior e um dos organizadores e idealizadores do evento, Bruno Neves, justifica esse sucesso com a ampliação da cultura pop na sociedade. “Hoje aquele antigo conceito do “nerd” estereotipado que ficava sozinho e não tinha amigos não existe mais. A cultura Geek atinge várias pessoas da sociedade, desde crianças até idosos. Pudemos ver em nossos corredores famílias inteiras juntas jogando games, participando das oficinas ou duelando nos tabuleiros”, relembra o empresário.

Mais do isso, o mercado de games tem se consolidado cada vez mais, Alessandro Sassaroli, do Google, reforçou em seu workshop que com 70 milhões de jogadores no Brasil, não é mais possível considerá-lo um nicho, mas um mercado completamente consolidado.

 

Produção de conteúdo infantil

Os atores da TV Cultura também aproveitaram o espaço para enfatizar que o Brasil não produz mais conteúdo para crianças. Flávio de Souza, que interpretava o Tíbio, do quadro Tíbio e Perônio e foi um dos idealizadores de diversos programas da emissora, como Catavento, Mundo da Lua e do próprio Castelo Rá-Tim-Bum revelou que é necessário muito investimento para esse tipo de programa e que “o dinheiro acabou”, por isso eles não existem mais. Ao finalizar o painel, Rosi Campos, que interpretava a Bruxa Morgana, fez um apelo aos espectadores: “Façam certo, o país está na mão de vocês”.

 

Games e inovação

Bruno Motta, gerente da Xbox no Brasil, no painel “A serviço do Gamer” compartilhou os novos projetos para o console. Já a Unity, maior plataforma de desenvolvimento de jogos do mundo, reforçou a ideia da democratização dos games.

 

Empreendedorismo alternativo

O painel Quando Uma Start Up Vira Um Negócio Milionário, contou com a presença de diversos cases de sucesso em um bate-papo rico de insights de empreendedorismo. Em seguida rolou um bate-papo com Fulvio Pacheco, da Gibiteca e outros ilustradores, quadrinistas e roteiristas. O painel mostrou a força curitibana na produção de quadrinhos, apenas perdendo para São Paulo.

Destaque também para Ian SBF e Totoro do Porta dos Fundos, que participaram de um painel com informações para os geradores de conteúdo na internet e o case Choque de Cultura, composto pelos personagens Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan, que contaram todo a trajetória do grupo até chegar ao sucesso atual.

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