NexTV Series Brasil 2018 reuniu mais de 60 palestrantes para debater TV, OTT e vídeo
Foi realizada nessa semana, nos dias 28 e 29 de novembro no World Trade Center (SP), a conferência NexTV Series Brasil 2018, que contou com mais de 60 palestrantes para debater com os principais players os ecossistemas de TV, OTT e vídeo online.
A TV está mudando junto com a expansão da Internet, do 4G, OTT e serviços on demand em múltiplas telas. E todos os principais agentes da indústria buscam novas estratégias para se adaptar a este cenário de mudança que gera grandes questões.
Net & Claro, Fox, Oi, Telefônica, Viacom e ESPN fazem parte dos principais atores da indústria brasileira de TV paga que participaram da conferência. A NexTV Series Brasil 2018 também contou com as emissoras SBT, Record e RedeTV.
Dentre os destaques, o presidente executivo da BRAVI, Mauro Garcia, participou do painel “Oportunidades de distribuição em novas plataformas para produtoras independentes”, que contou ainda com a participação de Igor Kupstas, da O2 Filmes, Beto Gauss, da Prodigo Films, e Rita Moraes, da Losbragas.
Outro momento importante foi a participação do CEO da Globoplay, João Mesquita, que anunciou durante o encontro: “em menos de uma semana” o Telecine Play estará disponível como plataforma SVOD autônoma, sem a necessidade de assinar um serviço de TV por assinatura.
Este é um projeto que a empresa vem planejando há vários anos. Atualmente, o Telecine Play opera como uma plataforma para os clientes da rede de canais premium na TV por assinatura, que inclui o TC Premium, o TC Action, o TC Touch, o TC Fun, o TC Pipoca e o Telecine Cult.
Mesquita deixou claro que o objetivo não é competir com a TV paga tradicional. “Tenho certeza de que nenhum produto levará um assinante da TV paga”, disse ele.
Ocorreu ainda o Future Ad Track, dedicado a debater sobre o futuro da publicidade na TV e video.
O NexTV Series Brasil 2018 é organizado pela Dataxis.
Mercado
De acordo com a Dataxis, o Brasil tem a maior número de serviços SVOD OTT na América Latina: total de 29 plataformas no final do segundo trimestre, seguido por México (22) e Argentina (17).
Apesar do crescimento do mercado de OTT, a TV por assinatura continua diminuindo. O setor registrou 17,79 milhões de contratos ativos em setembro de 2018, queda de 426,3 mil assinaturas (-2,34%) nos últimos 12 meses, segundo Anatel.