Coordenador da AIC comenta foco no VOD e capacitação do mercado fora do eixo Rio-SP

Diferente do que o nome da entidade sugere, a Academia Internacional de Cinema – AIC não limita seus cursos e sua abordagem ao meio cinema. Além disso, apesar de ter unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), sua atuação abrange todo o País, especialmente agora com o lançamento de cursos online da escola. E quem contou isso para o Prodview foi Martin Eikmeier, coordenador acadêmico da entidade.

O executivo destacou, por exemplo, que os cursos online foram uma escolha natural para a Academia, que afinal já recebia alunos de outros Estados e municípios do País em cursos presenciais, além de levar oficinas para eventos como o Festival Guarnicê, no Maranhão. “Diante isso, entendemos que há uma enorme demanda por ensino de cinema que não é atendida no Brasil e fora do eixo Rio-São Paulo. Como o ensino a distância tem crescido muito, tanto em volume como em qualidade e credibilidade, achamos que este era o momento de apostar neste caminho”, afirmou.

Assim, a novidade chegou ao mercado neste mês de agosto, com a AIC inaugurando a sua escola de cinema online [Atualizado em 13/08/2018, às 11h15]. O catálogo inicial já incluía curso de Roteiro, bem como de Som para cinema e TV, Produção e Edição.

Confira a entrevista:

– Como a AIC espera que os cursos online beneficiem estudantes e profissionais de todo o País?

A AIC forma profissionais altamente capacitados tecnicamente e artisticamente. Em muitas escolas a exigência é que o professor tenha uma trajetória acadêmica. Nós apostamos no oposto. Buscamos sempre profissionais atuantes no mercado de trabalho, que eventualmente possuem uma trajetória acadêmica. Nosso horizonte é a formação de profissionais com uma visão sempre atualizada dos mecanismos de produção audiovisual desde a escrita de um roteiro às etapas de pós-produção.

Isso é possível porque a filosofia pedagógica da escola é o ensino por meio da prática. Reconhecemos que para manter essa filosofia, era necessário apostar em um modelo de curso à distância em que há uma relação direta do professor e de tutores com o aluno. Por isso optamos por um modelo com contato maior com o professor, com opção de aulas ao vivo. Com os cursos online da AIC, o aluno terá sempre esta visão atualizada dos processos de produção no audiovisual. Esperamos contribuir não apenas na qualidade do que é produzido fora do eixo Rio-São Paulo, mas também na qualidade das relações de trabalho que se formam na produção de um filme.

– Por que o primeiro curso disponível foi de Roteiro?

Roteiro foi o primeiro curso que lançamos, no segundo semestre de 2017, é um sucesso e nos surpreendeu muito. É um curso de 8 semanas e esperávamos disponibilizar uma turma sempre ao término da anterior. Ocorre que o sucesso foi tamanho que precisamos disponibilizá-lo todo mês. Já tivemos mais de 150 alunos neste curso desde o ano passado.

A partir da experiência adquirida com este curso dividimos o trabalho em três fases iniciais. A primeira, depois do lançamento do curso online de Roteiro, vai resultar nos cursos de Produção, Produção Executiva, Som para Cinema e Edição. Escolhemos estes cursos, pois nos parecia serem os que mais facilmente se adaptavam à lógica do online.

– No site, vocês apontam que os próximos cursos disponíveis serão de Produção Executiva e Documentário. Já têm previsão para a abertura de turmas? A escola online terá cursos de formação profissional?

A fase 2 do online será lançada em novembro com os cursos Documentário, Direção, Assistência de Direção e História do Cinema.

Por enquanto teremos apenas cursos livres. Mas já começamos a estudar a possibilidade de criar cursos híbridos.

– Quais são as principais tendências que a AIC acredita que guiarão o setor?

Temos visto uma maior procura por formação em televisão, sobretudo séries de TV. O VOD tem sido um dos principais meios de consumo do audiovisual e, com certeza, tem refletido no mercado de um lado e na busca por formação de outro.

Estamos já há alguns semestres introduzindo conteúdos que contemplem os formatos a lógica do VOD tanto na produção, como na aproximação do produtor com o mercado. Também estreitamos nossa relação com plataformas como a da Netflix. A série “Sintonia”, que é uma parceria da Netflix com o produtor Kondzilla, teve parte do seu casting feito aqui na escola com alunos do nosso Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com o volume de produção projetado para o País, será preciso qualificar mão de obra. E esse tem sido nosso desafio.

A produção para YouTube também tem crescido bastante entre os jovens. No semestre passado chamamos a youtuber Joyce Pais para realizar um curso de produção para a plataforma. Reconhecemos que para plataformas como o YouTube, não se trata apenas da qualidade do conteúdo que é produzido, mas há toda uma lógica de administração, manutenção e comercialização que precisa ser considerada.

– Como a AIC se posiciona frente ao mercado audiovisual brasileiro atual?

A escola está em contato constante com o mercado de trabalho. Anualmente trazemos em nossa Semana de Cinema e Mercado grandes nomes de importantes produtoras, distribuidoras, gestores de produtoras, canais de TV etc. Além disso, nossa equipe participa sempre que possível de eventos e festivais no intuito de se aproximar do mercado atualizando sua perspectiva sobre os cursos.

 

Semana de Cinema e Mercado 2018

Entre 7 e 9 de agosto, foi realizada a edição de 2018 do evento da AIC nas suas unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. O foco deste ano foi “TV Canais on demand: criação e produção de séries e filmes”, com participação de nomes como Sergio Goldenberg, autor-roteirista da TV Globo; Breno Silveira, sócio da produtora Conspiração e cineasta; e Carolina Alckmin, produtora de desenvolvimento na BBC.

Confira os detalhes dos cursos online da AIC no site oficial da entidade.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.