Film Commission é reativada no Estado do Rio de Janeiro

Depois de oito anos sem um escritório oficial da Film Commission no estado do Rio de Janeiro, o Secretário de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira, o superintendente do Audiovisual Vinicius Azevedo e a gestora da Film Commission do Estado Tatiana Mesquita estão reativando a empresa para fomentar, divulgar e facilitar a logística das produções audiovisuais nacionais e internacionais.

O nome oficial é Rio Office Film Commission e vale reforçar que ela é diferente da Rio Film Commission Municipal que já existe. Ambas atuarão em conjunto para atender os produtores de acordo com a sua demanda (entenda mais abaixo).

De acordo com a Rio Office Film Commission, a iniciativa surge com várias missões a cumprir. Uma delas é atrair produções que hoje não utilizam o Estado como cenário. Para atingir esse objetivo, a proposta é desburocratizar ao máximo as operações. De imediato, muito pode ser feito agilizando a interface entre os produtores e as instâncias governamentais e privadas da região.

Também está sendo elaborado um catálogo minucioso de locações para todos os formatos de conteúdo audiovisual (filmes, séries de televisão, documentários, publicidade, videoclipes etc). Além disso, está no escopo do projeto um site e aplicativo para facilitar toda essa operação, que será lançado em breve.

“No Rio de Janeiro há muito trabalho a ser feito. É um estado rico e eclético em cenários. Temos belezas naturais como praias, ilhas e montanhas, passando por espaços esportivos, fazendas no Vale do Café e muito mais. Dispomos de espaços históricos e contemporâneos para filmar diversos gêneros, do drama à comédia”, comenta o secretário Ruan Lira.

Secretário de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira

“Uma Film Commission traz múltiplos benefícios para as localidades que as acolhem, como o crescimento da atividade econômica, – resultado dos gastos das produções com diversos serviços locais, favorecendo empresas dos mais variados segmento, aumentando oportunidades de emprego, geração de renda e investimentos para o Estado”, acrescenta Tatiana Mesquita.

Em um momento seguinte, deve haver ainda a expansão da atividade turística, uma vez que a região ganhar maior visibilidade ao ser mais vezes retratada em obras audiovisuais, atraindo visitantes e intensificando a procura por agências de viagens, operadoras de seguros e guias de turismo.

A Rio Office Film Commission ainda está estudando a melhor estratégia para levantar uma infraestrutura ideal, visando transformar e facilitar a produção audiovisual do estado para os próximos anos e todas as possibilidades que garantam a maximização de resultados, sem perda da qualidade final, não serão descartadas.

Segundo o time que está a frente do projeto, a “Film Commission  do Estado do Rio de Janeiro quer que o mundo tome conhecimento do que todo fluminense sabe: que a paisagem humana, arquitetônica e natural do Rio é uma das mais bonitas do planeta”.

 

A Rio Film Commission Municipal e a Rio Office Film Commission

Já existe a Rio Film Commission municipal que é responsável por autorizar filmagens na cidade do Rio, e é importante que o produtor que vai procurar cada uma delas entenda qual será o papel de cada uma e qual é a ideal com base no que ele pretende.

Já está em andamento, inclusive, uma conversa bastante avançada entre as duas iniciativas para atuarem em parceria e está prevista a assinatura de um termo de cooperação para facilitar as filmagens tanto no Estado, quanto no Município. Situação essa que já é intenção também de ampliar essa cooperação para outras cidades do Rio com atuação integrada, conforme esclarece a Rio Office Film Commission.

Em alguns momentos o Estado ajudará mais e em outros será o Município, mas ambas atuarão em parceria e repassando as demandas que foram compatíveis a cada uma, ou seja, os produtores terão mais facilidade e agilidade, e a logística de comunicação com as prefeituras e as Film Commissions ficará melhor.

A REBRAFIC vê com muito bons olhos a chegada da Rio Office Film Commission no Rio de Janeiro, inclusive já se reuniu com eles e está apoiando totalmente a iniciativa, fornecendo vários estudos e materiais e ressalta a importância do produtor entender a diferença entre elas, pois só tem a ganhar.

Com o lançamento oficial da Rio Office Film Commission, a divulgação do site em breve e das diretrizes, teremos mais novidades pela frente. Aguardem!

 

Veja também, entrevistas especiais com:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.