Matapi: Os desafios da cadeia produtiva e papos com profissionais. Veja a cobertura completa

O Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, evento que busca reunir agentes e profissionais do audiovisual, estudantes e demais interessados em discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor, recebeu no primeiro dia (25/11) painéis que destacaram a formação profissional no desenvolvimento de projetos e na direção de fotografia, dicas sobre Instruções normativas do audiovisual e papos com profissionais do canal Kondzilla e da Globonews.

O encontro ocorreu até 28 de novembro. [Veja cobertura completa no fim do texto]

Confira alguns destaques:

Desenvolvimento de projetos e a formação de cineastas emergentes

A Mesa “Espaços de desenvolvimento de projetos e a formação de cineastas emergentes” contou com Ivette Liang (Nuevas Miradas), Davi Baute (Miradasdoc) e mediação de Fernando Garcia (Talents Guadalajara). O papo foi bastante rico e abordou também os desafios do atual cenário global.

“É importante cuidar do processo de escrita com atenção e cuidado e estar seguro e consciente do momento em que o colocamos nos espaços de desenvolvimento, é um mercado complexo e competitivo e, quem lê esses projetos só o lê uma vez, assim que, antes de escrever, estarmos seguros do que propomos, da nossa narrativa e, principalmente, de que estamos no nosso momento de carreira para dar conta dessas negociações e diálogos internacionais”, disse Ivette Liang, Nuevas Miradas (Cuba).

“É preciso compreender o estágio do projeto e se ele é um projeto com perfil de coprodução. A coprodução de cinema não é somente: vou ao mercado e assim terei acesso a financiamento internacional; essas negociações, dizem mais respeito ao diálogo, troca e aprendizado de mercado entre produtores de distintas partes do mundo do que ao financiamento estritamente”, acrescentou Fernando Garcia, da Talents Guadalajara.

“Nesse período que vivemos e com a possibilidade de diálogo e negociação online, é importante que os novos cineastas/produtores invistam em formação, participem de laboratórios, eventos do mercado, festivais, para gerar alianças para além de suas regiões, para amadurecer seus projetos e dar visibilidade as suas narrativas”, comentou Davi Baute, Miradasdoc (Espanha).

 

 

Papo de Mercado com Kondzilla

Vanessa Coscia e Nayara Macedo, do Portal Kondzilla, compartilharam os formatos audiovisuais que vem sendo trabalhando por elas nos canais online, além de falarem sobre a relação com as marcas e também sobre engajamento e relevância dos conteúdos para o público.

“As músicas viralizam e se popularizam muito fácil na internet, mas dificilmente a grande mídia apresenta os MCs como os autores dessas músicas. A Kondzilla vem preencher esse espaço para que esses artistas tenham voz. Existe uma história por trás desse MC e um público que está interessado nesse conteúdo”, falou Vanessa Coscia, diretora de vídeos do Portal Kondzilla.

“É muito importante a gente conhecer a fundo o público com quem estamos conversando. As formas como as marcas são tratadas dentro do portal Kondzilla não é da mesma forma como elas são apresentadas no site ou em campanhas publicitárias”, comentou Nayara Macedo, diretora de vídeos, Portal Kondzilla.

 

Papo de Mercado com GloboNews

Ledu Garcia e Renée Castelo Branco, ambos da GloboNews apresentarem aos participantes os requisitos para os documentários que buscam espaço no canal.

“Estamos sempre procurando projetos novos, com temas que vão desde biografias e assuntos atuais, passando por temas como música, meio ambiente, política e economia. Atualmente estamos buscando projetos que falem sobre assuntos que estejam sendo discutidos no momento, que estejam nos noticiários”, disse Ledu Garcia, curador de documentários Globonews.

 

O Lugar Do Fotógrafo No Audiovisual Brasileiro Contemporâneo

Encerrando a noite, os diretores de fotografia Matheus Rocha, Alice Andrade e Valentina Ricardo compartilharam suas vivências e debateram temas como os caminhos de formação para o/a profissional de fotografia, além de referências, inspirações e tendências da profissão.

“O que eu percebo hoje é que um diretor ou diretora de fotografia é um profissional mais jovem, que começa mais cedo e que tem mais material para se desenvolver como autodidata, sem precisar se concentrar no eixo Rio-São Paulo para desenvolver seus trabalhos e viver do audiovisual”, disse Matheus Rocha, diretor de fotografia.

“Acho que o imaginário tem que ir para o criativo. Precisamos ver pinturas, estudar história da arte, ver a iluminação de um show ou uma peça e ir além da técnica e do ‘essa técnica é melhor do que essa’. Precisamos correr atrás para que as imagens não sejam idênticas, pensar e buscar outras formas de fazê-las”, comentou Alice Andrade, diretora de fotografia.

 

 

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