Últimos dias para inscrição no SAPI

O SAPI chega a sua quarta edição em 2020 consolidado como um espaço para o audiovisual do Centro-Oeste do Brasil. Pela primeira vez em formato totalmente virtual, a programação de 2020 leva os participantes para um espaço novo e exclusivo, com programação diversificada e inspiradora de 1º a 4 de dezembro. As inscrições estão abertas para as oficinas, estudos de caso e painéis até o dia 30 de novembro. Confira a programação e inscreva-se através do site mercadosapi.com.

Novidades

Ao longo das últimas edições, o SAPI teve como missão gerar discussões, conexões e desenvolvimento, além de ampliação de possibilidades de concretização de negócios. Neste ano, o mercado tem, ainda, o desafio de pensar alternativas em meio à crise que atinge o setor audiovisual que reflitam o presente e apontem para o futuro. O evento, que tinha como marca a proximidade e troca entre produtores e convidados, foi redesenhado para o on-line de forma que a sua essência não se perca. A adaptação é necessária e o objetivo é que os inscritos continuem sentindo-se à vontade na plataforma virtual.

Outra novidade de 2020 é o I Prêmio CORA que, não por acaso, nasce em meio a crises que fragilizam o mercado audiovisual brasileiro. Pensado para o desenvolvimento da produção feminina do Centro-Oeste, o projeto premiado será contemplado com um ciclo de consultorias em roteiro, produção e distribuição com Nara Normande, Joelma Gonzaga e Barbara Sturm.

Foram inscritos 26 projetos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, entre ficção, documentário e animação. “O prêmio vai destacar um único projeto, mas a ideia é promover um momento de construção entre as participantes, para que se conheçam e desenvolvam a produção feminina na região”, explica Lidiana Reis, coordenadora do 4º SAPI. Em 2020, o júri é formado por Josi Campos, Jô Levy, Joelma Gonzaga e Larissa Fernandes.

 

Programação inspiradora

Ultrapassando as barreiras físicas com o formato virtual, o mercado convida as outras regiões brasileiras — e, porque não, do mundo — ao diálogo com o Centro-Oeste. “Queremos que seja um espaço inspirador. O mercado está muito fragilizado, este ano mais do que nunca. A programação vai no sentido de pensar alternativas de fomento do setor”, explica Lidiana Reis. Quais são os nossos casos de sucesso? O que fazer enquanto não estou produzindo? O futuro é on-line? Esses são alguns dos questionamentos que serão discutidos ao longo dos quatro dias de programação.

Um dos estudos de caso promovidos pelo 4º SAPI é do filme Sementes: Mulheres Pretas no Poder (2020), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano. O documentário acompanha algumas das mulheres pretas que emergiram no cenário político do Brasil após o assassinato de Marielle Franco. A atividade propõe analisar e entender o processo de realização do filme, que possui um plano de financiamento que agrega incentivo internacional. A série Boca a Boca, da Netflix, também ganha um estudo de caso onde Esmir Filho, criador da série, conta sobre o processo desde a concepção até a sua chegada ao público.

Compreender um pouco mais sobre fundos e laboratórios internacionais é o conteúdo do painel Show me the fund, uma parceria com o Projeto Paradiso. As mentorias e cursos de formação continuam como parte da programação deste ano, como o curso Como apresentar você e seu projeto no mercado?, que será ministrado por Barbara Sturm. Ampliando o diálogo com o audiovisual mundial vamos receber a masterclass O que é audiência? com a produtora  dinamarquesa Valeria Richter. Valeria é uma produtora criativa e roteirista que desenvolve, treina e dá consultoria nas áreas de longa-metragem, séries de TV, criação e inovação. Desde 2008 trabalha no TorinoFilmLab criando, entre outras coisas, a abordagem de design de público, onde escreveu um livro sobre o assunto, ainda inédito no Brasil.

O 4º SAPI é uma realização da Panaceia Filmes e Eufemia LAB com apoio da Videocamp, colaboração do Projeto Paradiso e parceria do NordesteLAB, Matapi, Diáspora Conecta, F+ E, Cinema do Brasil, Brazilian Content e Drummond & Neumayr advogados.

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