16a CineBH – Cinema boliviano: “O Odor de Sua Ausência”

Apesar de ser um país vizinho do Brasil, do lado do estado norte e centro oeste do Brasil, pouco se sabe ou fala do cinema boliviano, o qual é marcado por temas ligados à cultura e a ancestralidade indígna do país, além da luta contra a opressão política, com grandes obras como: “Ukamau” (1966), dirigido por Jorge Sanjinés e “Utama “(2022), dirigido por Alejandro Loayza Grisi.

Na 16º edição do CineBH, foi apresentado um filme boliviano, “O odor de sua ausência”, com direção de Eddy Vasquez,  na mostra “Diálogos Históricos” do evento. O filme, de 2011, conta a trajetória e a vida de três personagens em busca de redenção em meio à sua autodestruição, devido a cicatrizes deixadas pela migração.

Sebastian Morales, professor, escritor, crítico de cinema da Bolívia, programador e pesquisador comentou que o filme de Vasquez é “uma outra forma de pensar a sociedade boliviana, além de explorar outras maneiras de linguagem”, trazendo o cenário boliviano em questão. O diretor, por sua vez, destacou que seu filme traz a mensagem clara de que os personagens sentem-se “sem futuro, sem um norte claro”.

Dentro de uma cultura tão rica, é importante repensarmos o cinema boliviano em nossa atualidade, e também o cinema latino americano, que por muitas vezes não o prestigiamos, pois valorizamos o cinema externo a nós, ou seja, o cinema americano ou de outras origens.

*Texto feito com a colaboração de Fabiane Watanave

 

Veja a cobertura completa Prodview. 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.