Matapi, Mercado Audiovisual do Norte, começa hoje (25/11) em novo formato

Reunir agentes e profissionais do audiovisual, estudantes e demais interessados em discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor continua sendo a principal missão do ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’ – que tem como pilares a conexão entre os realizadores, produtores e players, a capacitação do profissionais do setor e o empreendedorismo para a geração de novas oportunidades.

O evento começa hoje e vai até 28 de novembro trazendo inquietações e temas norteadores, questões relacionadas à quem faz e para quem é feito o audiovisual nortista, amazoneidades, representatividades diversas, desconstrução do pensamento exotificante, articulação com os países da Pan-Amazônia e análise dos novos formatos narrativos. 

“A gente quer fazer do Matapi este espaço de conexão, de crescimento em conjunto e de ação em rede entre os profissionais da região amazônica. Vamos olhar pra dentro das nossas realidades, dialogando com quem está produzindo este audiovisual na região, entendendo quais são as experiências diversas que são vividas entre os Estados e como podemos fortalecer essas alianças a fim de construir esse mercado audiovisual na Amazônia em uma perspectiva de rede e de ação revolucionária”, explica um dos realizadores do Matapi, Rodrigo Antonio.

 Somando à essas pautas, a programação do Matapi 2020 ainda terá como foco os diálogos e estudos de caso centrados em países da Centro-américa e Caribe, compreendendo a internacionalização de projetos a partir de filmes e trajetórias de realizadores que vivenciam o ser e estar da identidade sociopolítica como um aspecto fundante de suas obras.

“Acreditamos que as trocas com a América Latina podem despertar os produtores da região para construção de carreira de suas obras mais próxima de suas realidades de produção e temas”, aponta Rodrigo.

Pan-Amazônia
Trazendo o recorte da Pan-Amazônia, o evento deste ano busca debater os desafios de produção, as temáticas afro-indígenas, o estágio e desigualdades das produtoras e seus projetos na perspectiva da regionalidade internacional. No caso da região Norte do Brasil, serão abordadas as singularidades de produção, as necessidades de formação específicas e as formas e estratégias de se inserir e dialogar com o movimento de mercado, até hoje, muito pautado a partir do sudeste do país.

“Ao participarmos de uma mesa sobre a produção na Pan-Amazônia no Talents Latinoamerica, a convite do espaço de mercado do Festival de Guadalajara, em agosto de 2020, compreendemos que a discussão apenas se iniciava. Com o entendimento de que não nos pautamos a partir de um centro, mas que somos responsáveis pela criação de novos centros, tomamos para nós o desafio de fazer do Matapi, este espaço catalisador de pensar uma produção amazônica para além das fronteiras” completa Rodrigo.

Programação

A terceira edição do Matapi trará aos participantes debates sobre a produção audiovisual na Amazônia; bate-papo com players e mercados nacionais e internacionais; clínicas jurídicas; e diálogos formativos com áreas criativas, para além da tríade roteirista, diretor, produtor – focos das edições anteriores. O evento deste ano conta ainda com uma área específica para conexão e divulgação de trabalhos entre realizadores da região, com o objetivo de fortalecer a coprodução regional. Diferente das primeiras edições, não serão realizadas rodadas de negócios, consultorias de projetos e pitchings.

Buscando ampliar a participação dos inscritos em todas as atividades do evento, as atividades acontecerão em horários flexíveis, criando uma conexão efetiva e afetiva como em todas as edições anteriores.

Parcerias

Fortalecendo a relação com os mercados da região CONNE, SAPI (GO) e NordesteLab (BA), e ampliando as conexões do setor audiovisual, a programação do Matapi 2020 surge de forma complementar e dialógica com os outros eventos da região.

 

Convidados

Ampliando os debates, a programação do evento também conta com profissionais de outras regiões do Brasil e de seis países além do Brasil, entre eles Cuba, México, Espanha, Costa Rica, Bolívia e Peru. Os convidados participarão de diálogos sobre espaços de mercado e de desenvolvimento de projetos, além de estratégias de internacionalização de obras.

“Priorizamos a experiência, os espaços e os estudos de caso da América Latina por entender que alguns desses países também enfrentam desafios e realidades de políticas públicas instáveis como a nossa”, ressalta Rodrigo.

Entre os executivos que também já confirmaram presença na terceira edição do Mercado Audiovisual do Norte estão o Canal Brasil, responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos; e a Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte  da potência global de produção Endemol Shine Group que traz no catálogo sucessos mundiais,  incluindo títulos variados de ficção e não ficção como  “MasterChef”,  “Big  Brother”, “Survivor”, “The Kardashians”, “Wife Swap”, “Extreme Makeover”, ”Peaky Blinders”, “Versailles” e “Mr. Bean”.

 

Detalhes da programação

TERÇA-FEIRA (24.11)

20h às 21h, live de abertura (Youtube)

Matapi 2020: o que construímos até aqui.

 

DIA 1 – QUARTA-FEIRA (25.11)

 

10h às 11h30, ao vivo

Mesa “Espaços de Desenvolvimento de Projetos e a Formação de Cineastas Emergentes”

com Ivette Liang (Nuevas Miradas – Cuba) e Davi Baute (Miradasdoc – Espanha) e mediação de Fernando García (Talents Guadalajara – México)

 

13h às 13h05, gravado

Dicas Jurídicas “Revisão das INS 125 e 150 da Ancine: Prestação de Contas”

com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

 

15h às 16h, ao vivo

Painel “Papo de Mercado com Kondzilla”

com Vanessa Coscia e Nayara Macedo (Diretoras de Vídeos do Portal)

17h às 18h, ao vivo

Painel “Papo de Mercado com GloboNews”

com Renée Castelo Branco e Ledu Garcia (Curadores de Documentário)

 

20h às 21h30, ao vivo

Diálogo Formativo “O Lugar Do Fotógrafo No Audiovisual Brasileiro Contemporâneo”

com Matheus Rocha (Diretor de fotografia) e Alice Andrade Drummond (Diretor de fotografia) e mediação de Valentina Ricardo (Fita Crepe Filmes)

 

DIA 2 – QUINTA-FEIRA (26.11)

 

10h às 11h30, ao vivo

Mesa “A Quem Interessa Um Cinema Identitário?”

com Kariny Martins (APAN), Bruno Ribeiro (Talento Paradiso) e Bárbara Cunha (Talento Paradiso) e mediação de Rodrigo Antonio (Matapi)

 

13h às 13h05, gravado

Dicas Jurídicas “Cuidados Para Filmar na Amazônia”

com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

 

15h às 16h, ao vivo

Painel “Papo de Mercado com Todes Play”

com Viviane Ferreira (CEO) e Thais Scabio (Gestora de Desenvolvimento de Negócios)

17h às 18h30, ao vivo

Reunião Sebrae “Encontro de Empresas Produtoras do Amazonas”

Início de uma ação continuada de formação empresarial para o setor audiovisual

20h às 21h30, ao vivo

Diálogo Formativo “Os Filmes de Gênero no Brasil”

com Juliana Rojas (Roteirista e Diretora) e Gabriela Almeida Amaral (Roteirista e Diretora) e  mediação de Susy Freitas (Cine Set)

 

DIA 3 – SEXTA-FEIRA (27.11)

 

11h às  12h30, ao vivo

Mesa “Laboratório de Projetos na Pan-Amazônia”

com Martín Albertengo (EsteLab – Peru) e Viviana Saavedra (BoliviaLab – Bolívia) e mediação de Marcelo Cordero (Festival Pachamama – Brasil)

 

13h às 13h05, gravado

Dicas Jurídicas “Direitos Patrimoniais de Autor e Registro: Como Defender Sua Ideia”

com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

 

15h às 16h, ao vivo

Painel “Papo de Mercado com Endemol Shine Brasil”

com Juliana Algañaraz (CEO) e Eduardo Gaspar (VP de Criação)

 

17h às 18h40, gravado

Expansão “Foco Amazônia: Território, Identidade e Multiculturalidade”

com Diego Sarmiento (Peru), Aldemar Matias (Brasil), Laura Mora (Colômbia) e Juan Pablo Richter (Bolívia) e mediação de Rodrigo Antonio (Brasil)

 

20h às 21h30, ao vivo

Diálogo Formativo “O Produtor Executivo e as Estratégias de Internacionalização”

com Julia Alves (Sancho & Punta) e  Rodrigo Teixeira (RT Features) e mediação de Lidiana Reis (Panaceia Filmes)

 

DIA 4 – SÁBADO (28.11)

 

10h às 11h30, ao vivo

Mesa “O Processo de Inserção e Internacionalização do Cinema Latinoamericano nos Grandes Circuitos de Festivais”

com José Permar (Tardígrada Producciones – México) e Karina Avellán Troz (Pacífica Grey – Costa Rica) e mediação de Aldemar Matias (Formiga de Fogo Filmes – Brasill

 

12h às 12h05, gravado

Dicas Jurídicas “Contratos de Produção Audiovisual”

com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

 

14h às 15h, ao vivo

Painel “Papo de Mercado com Canal Brasil”

com Camila Lamha (Coordenadora de Aquisição)

 

16h às 17h30, ao vivo

Masterclass “Formatos no Audiovisual”

com Larissa Ribeiro (CasaBarco Filmes) e Pedro Jorge (Diretor e Roteirista)

 

18h30 às 20h, ao vivo

Mesa de Encerramento “Amazoneidades”

 

20h às 22h, ao vivo (Zoom)

Festa Matapi(Zona)

com a DJ llluaninha

 

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