Yourmama, FOX Lab e Sempre Livre: parceria gera documentário “Nosso Sangue, Nosso Corpo”

A área de publicidade tem cada vez mais dialogado com outros setores da comunicação e do audiovisual, por vezes gerando conteúdos televisivos, cinematográficos ou ainda para outras janelas. Este é o caso do documentário e branded entertainment Nosso Sangue, Nosso Corpo, produzido pela YOURMAMA e dirigido por Mariana Cobra. O filme foi exibido em pré-estreia nesta quinta-feira (16), no Kinoplex Itaim, em São Paulo (SP), seguido de debate.

O conteúdo faz parte de uma campanha (#SempreJuntas) e reposicionamento da Sempre Livre, pertencente à Johnson & Johnson, em parceria com o FOX Lab, área do Fox Networks Group dedicada a criar conteúdos de marca. A proposta da Sempre Livre é que o longa seja uma oportunidade de abrir o diálogo dentro das famílias e da sociedade para falar de maneira natural da menstruação, aproveitando a abertura que a Geração Z tem com temas considerados tabus.

Para isso, o documentário conta a perspectiva de cinco garotas de quatro países – África do Sul, Argentina, Brasil e Índia –, com idade entre 13 e 19 anos, além de perfis diferentes de personalidade e contexto social, que falam abertamente sobre menstruação e outros assuntos do universo feminino.

Debate: pontos de vista da marca, da diretora e do canal

Segundo a cineasta Mariana Cobra, foi preciso fazer muita pesquisa para deixar o formato documentário na mesma sintonia da Geração Z, utilizada como personagem. “Eu fiquei emocionada com o convite de dirigir o longa, afinal, já tinha vontade de entender como está esse tabu hoje”, disse a diretora durante o debate, no qual apontou também que o formato do conteúdo também ajuda a deixar um legado deste momento e da geração em questão.

Aranya, da Índia, é uma das garotas escolhidas como personagens do documentário

Já Wladimir Winter, diretor de Creative Solutions do FOX Lab, contou que todo o processo de criação do documentário exigiu, por conta do próprio tema, que o time da empresa, composto majoritariamente por homens, fosse readequado. Assim, durante a produção, ele afirma que a equipe envolvida foi composta em mais de 90% por mulheres.

“Foi uma surpresa receber um briefing e depois o sinal positivo para criarmos um documentário, que é um formato inusitado para uma marca. Acredito que o futuro da publicidade é esse, com conteúdos que prestam serviço à sociedade”, comentou. Para Gabriela Onofre, diretora global da marca Sempre Livre, a ideia de toda a campanha é manter o propósito da marca como plataforma para debate e informação sobre saúde. “Não só no sentido de ausência de doença, mas saúde como bem-estar. A mensagem do documentário é global”.

A executiva explicou também que o formato foi escolhido pela crença de que o audiovisual é “o melhor meio para contar essas histórias”, sendo que o longa também gerou pílulas de vídeo para as mídias sociais e digitais da marca. “Nosso objetivo com esse conteúdo é alcance de público e identificação. Ele desmistifica essa imagem de que documentário é chato, é apenas um jeito de trazer informação”, disse Gabriela. Wladimir, por sua vez, destacou que o formato também ajuda por ser um jeito de “falar sobre a realidade, ser entretenimento e tratar o assunto com seriedade e tempo”.

Olhar da produção

Em entrevista ao Prodview, Mayra Faour Auad, sócia-fundadora e CEO da YOURMAMA, reforçou que o documentário se configura como branded entertainment por não ser uma publicidade comum, mas sim ser o caso de uma marca trazer uma preocupação real. Ela contou que o processo de pitching com o FOX Lab foi facilitado pelo próprio briefing do conteúdo, “eles já vieram com a proposta de realmente falar sobre o assunto e fizemos uma pesquisa enorme, um planejamento que foi além do documentário, que incluiu uma modernização do formato com fotografias na vertical e animações, teve também pesquisa de linguagem”.

Para Mayra, o longa tem diversidade de cor de pele, de cultura, de gênero e conexão com natureza e religião, “dando oportunidade de muitas pessoas se identificarem”. A executiva detalhou também que o planejamento de todo o conteúdo já ia além da produção do documentário, englobando as pílulas para mídias sociais, tutoriais e outros materiais, peças e desdobramentos. “Esse é um projeto transmídia”, definiu.

Serviço:

A estreia oficial de Nosso Sangue, Nosso Corpo será no canal FOX nesta sexta-feira (17), às 15h00, com reexibição na terça-feira (21). O documentário deve ser exibido no mesmo canal em países latino-americanos como Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além de, posteriormente, em outros territórios do mundo. A expectativa é que depois o conteúdo seja disponibilizado no meio digital.

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