Últimas novidades Semana ABC 2019: Mesas sobre realidade virtual, áudio e mulheres na cinematografia

Falta pouco para a Semana ABC, que será realizada de 15 a 17 de maio na Cinemateca, com premiação do mercado em 18 de maio. Confira as últimas novidades confirmadas pela organização:

 

Fundamentos Da Percepção E Cognição Visual

O segundo dia da Semana ABC 2019, 16 de maio, inicia às 9h30 com a mesa “OLHAR, VER E GRAVAR: “Fundamentos: Percepção e Cognição Visual”, que contará com mediação do diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC e participação da diretora de arte Luciana Bueno e do professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo.

Olhar e ver são duas coisas distintas ainda que complementares. A primeira corresponde a transdução nas células da retina dos fótons em elétrons. Essa corrente elétrica é conduzida até o córtex visual primário onde é analisada em termos de contraste, movimento, espectro etc, para depois ser cotejada com todo o conhecimento existente em toda as memórias do indivíduo, independentemente do sentido que recolheu as informações. Aí é que ocorre a visão. Isso é ver.

A primeira concepção científica dava a visão como um processo analítico que cotejava o visto com formas geométricas elementares. Parecia lógico, mas não era. Quem decifrou o processo que nos proporciona a visão do mundo foi o cientista inglês Richard Gregory (1923 – 2010). Ele descobriu que a visão é um processo “top down”, que a partir de um conhecimento prévio, lançamos hipóteses sobre aquilo que está a nossa frente, e na medida que se confirma uma dessas hipóteses damos aquilo como “visto e entendido” Apesar da reação inicial da comunidade cientifica sua tese mostrou–se correta e foi adotada.

O que pode ser melhor para um cinematógrafo do que entender como os espectadores vêm as suas imagens? A proposta da mesa é lançar o conhecimento atual a respeito da visão, e tentar entender o que ele pode resultar no aperfeiçoamento do trabalho de captação de imagens em movimento.

 

São Paulo Film Commission

O primeiro dia da Semana ABC 2019, 15 de maio, irá encerrar às 18h30 com a apresentação da São Paulo Film Commission.

Quais os desafios para filmar na cidade, os impactos socioculturais e econômicos da atividade e como tornar São Paulo cada vez mais FilmFriendly são os eixos do debate. É a primeira vez que a Semana ABC promove uma mesa para discutir a atuação da área da Spcine.

 

Realidade Virtual e Novas Mídias

No dia 15 de maio, às 14h, a Semana ABC terá a mesa “Realidade Virtual e Novas Mídias,” que irá contar com a mediação do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC.

O debate será realizado por Andrei Speridião, diretor  de P&D da Árvore Experiências Imersivas, Luiz Velho, PHD e diretor do laboratório VISGRAF do IMPA, e Sandro Di Segni, supervisor de Efeitos O2 Pós.

A ABC ainda promove, em paralelo à programação da Semana, duas instalações de realidade virtual. No dia 15 de maio acontece a Instalação The Tempest, realizada por Luiz Velho, diretor do IMPA, e nos dias 16 e 17 a Instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas.

 

Áudio: do Roteiro à Mixagem

A Semana ABC 2019 começa no dia 15 de maio, às 10h, com a mesa “Do Roteiro à Mixagem: Parceria Criativas no Processo de Produção do Som”, na Cinemateca Brasileira, São Paulo.

O debate contará com mediação do técnico de som direto João Godoy, ABC e com a presença do editor de som Daniel Turini, da cineasta Gabriela Amaral de Almeida e do técnico de som direto e editor de som Gustavo Nascimento.

 

Mulheres na Cinematografia 

A Semana ABC 2019 apresentará mais uma mesa Mulheres na Cinematografia, que acontece no dia 16 de maio, às 18h, na Cinemateca Brasileira.

Desta vez, o debate terá mediação da diretora de fotografia Janice D´Ávila (Nunca Me Sonharam; O Começo da Vida) e contará com a presença da Adriana Bernal, ADFC (Infierno o Paraíso; Millennials), presidenta da Asociación Directores Fotografia da Colômbia, e das diretoras de fotografia Joyce Prado, diretora administrativa da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro, Julia Equi (Lucicreide Vai pra Marte; Margaret Mee e a Flor da Lua) e Julia Zakia (Como Fotografei os Yanomami; Transando com Laerte).

 

Leia mais:

*Programação Semana ABC e longas finalistas
*Curtas selecionados

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.