CineOP: Os projetos Audiovisuais Educativos e as pedagogias do cinema com as mulheres
O CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto) recebeu o Encontro da Educação: XI Fórum da Rede Kino e trouxe projetos audiovisuais educativos que buscam identificar os vínculos com espaços, terras e territórios. Nesse sentido, a reflexão permeou o campo do cinema enquanto pedagogia para mostrar a diversidade de maneiras com que as mulheres produzem e estão reproduzidas na tela.
A programação contou com três eixos: Mulheres na Escola; As Mulheres e a Terra e A Potência Pedagógica das reflexões feministas e interseccionalidades (classe, raça e gênero).
Os projetos educativos foram selecionados por uma comissão qualificada, constituída por coordenadores da Rede Kino e representam uma oportunidades de diálogo para compreender a presença e a atuação das mulheres e os desafios que implicam essas práticas.
Conheça os projetos:
- 1ª sessão – Mulheres na Escola – Projetos Audiovisuais Educativos que trabalham a construção da história e da memória da mulher na escola, seja no cotidiano ou em ocupações especificas.
Projeto: Experiências audiovisuais feministas do Coletivo Feminista MAR
Instituição: PPGE/Cinead/UFRJ | RJ
Apresentação: Maíra Norton
A oficina de cinema com mulheres faz uma introdução à linguagem do cinema a partir de uma revisão histórica que revela a importância da presença das mulheres na construção de sua linguagem. Assistindo a trechos e filmes realizados por essas cineastas, observa-se outra forma de representar a mulher.
Projeto: A produção de filme de animação com crianças e as desconstruções das normas de gênero: A Princesa Pantaneira como protagonista
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Faculdade de Educação | MS
Apresentação: Tina Xavier
O projeto teve início em 2010 e seguiu até 2018 em escola pública de Campo Grande (MS), trabalhando questões de gênero com as crianças.
Projeto: Professorxs-cineastas
Instituição: Universidade Federal Fluminense – UFF | RJ
Apresentação: Aline Brito
Projeto é uma formação de cinema destinada a professores da educação básica da região metropolitana do Rio de Janeiro com o objetivo de trabalhar o potencial pedagógico do cinema na prática documental e experimental.
Projeto: Uma “alma educadora”: o pensamento de Carmen Santos para o cinema educativo durante a produção de Inconfidência Mineira (1948)
Instituição: Universidade Federal Fluminense – UFF | RJ
Apresentação: Lívia Cabrera
Analisa o contexto histórico e político durante a produção de Inconfidência Mineira (1948), da Cineasta Carmem Santos.
Projeto: 10 anos sem Eloá: a sociedade de costas para o território da violência
Instituição: Escola Municipal Maria do Amparo | MG
Apresentação: Sérgio Alkmim
Documentário surgiu a partir de discussões em sala de aula sobre o aumento da violência contra as mulheres, em especial o caso da menina Eloá.
- 2ª sessão – As Mulheres e a Terra
Projetos Audiovisuais Educativos que buscam reflexões vivas sobre as relações que as mulheres estabelecem historicamente com a terra. Chamamos a atenção para a maneira como o cinema ocupa o lugar de mediador das relações das mulheres com a terra, o território ou simplesmente com o espaço ao seu redor.
Projeto: Narrativas da Juventude do Quilombo Mato do Tição: vozes, imagens e sons de jovens quilombolas
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG | MG
Apresentação: Alexia Melo
Analisa um vídeo produzido por quatro jovens quilombolas da comunidade do mato do Tição que participaram de uma formação em audiovisual.
Projeto: A imagem como arma: a trajetória da cineasta indígena Patrícia Ferreira Pará Yxapy
Instituição: Universidade Federal de Goiás | GO
Apresentação: Sophia Pinheiro
Traça a trajetória da cineasta indígena Patrícia Ferreira Pará Yxapy a partir das relações que ela estabelece com a imagem.
Projeto: Cinefronteira
Instituição: Cinefronteira | MG
Apresentação: André Di Franco Michell de Paula
Contextualização das ações do coletivo de artistas/ativistas do audiovisual Cinefronteira, bem como suas ações e produção audiovisual.
Projeto: Cinema no Lina
Instituição: Semente Cinematográfica | PB
Apresentação: Ana Bárbara Ramos
Formação de professores e ateliê de criação com os estudantes, além de um cineclube escolar na comunidade.
- 3ª Sessão – Potência Pedagógica das Reflexões Feministas e Insterseccionalidades
Projetos Audiovisuais Educativos orientados para refletir a partir de material cinematográfico específico sobre as relações de gênero em conjunto com as relações étnico-raciais e de classe. A escola como tempo (livre) e espaço (público) em que se experimenta, discute e se produz saberes com as mulheres e acerca de suas demandas específicas.
Projeto: Cine con perspectiva de de género en contexto de encierro
Instituição: Mujeres por la Libertad | Argentina
Apresentação: María José Audisio
Mujeres por la libertad é um grupo de mulheres e homens da cidade de Santa Fé que realiza atividades coletivas de construção intraprisão no Instituto de Recuperação de Mulheres nº4.
Projeto: Disciplina de Cinema – cinema documentário
Instituição: Escola da Ilha | SC
Apresentação: Alessandra Collaço da Silva
Trabalha o cinema documentário como disciplina em turmas de 8º e 9º anos para falar de feminismo, protagonismo e invisibilidade feminina.
Projeto: Vivência e Convivência: a contribuição do cinema na escola para o debate sobre a violência
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Melico Cândido Barbosa | SP
Apresentação: Aline Jekimim Goulart
Rodas de conversa na escola discutem o tema da violência e resultam em um evento com atividades de reflexão sobre o tema.
Projeto: Olhares (Im)Possíveis: cartografando processos subjetivos na produção de filmes-carta na Escola Estadual de Ouro Preto. Interseções entre Inventar com a Diferença e The Black School
Instituição: Programa Sentidos Urbanos (IPHAN/UFOP) e PPGCine (UFF) | MG/RJ
Apresentação: Arthur Medrado
Metodologia de intervenção audiovisual que ocorre em cidades históricas mineiras desde 2017, experiencia de escuta que potencializa vozes e discursos.
Foto: Netun Lima/Universo Produção
[VEJA A COBERTURA COMPLETA DO CINEOP 2019]