27ª MCT:  Filme O Diabo na Rua no Meio do Redemoinho – “A obra é maior do que nós e estamos aqui para fazer isso”

A Mostra Autorias foi pensada para os(as) diretoras que possuem um pensamento – e traço estético e poético demasiadamente marcado, com assinaturas ímpares e únicas, que são vistas e reconhecidas, permitindo aos telespectadores “pensarem fora da caixinha”.

O longa “O Diabo na Rua no Meio do Redemoinho”, dirigido, roteirizado e cenografado por Bia Lessa, traduz vivamente o espírito dessa Mostra. Baseada na obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, conta os relatos e fatos de Riobaldo que, aparentemente desconexos entre si, versam sobre suas inquietações sobre a vida: as questões éticas, o bem e o mal; Deus e o diabo.

O filme foi uma construção constante entre Bia Lessa, Renata e Lucas Arruda, como comenta a diretora: “O longa, muitas vezes, estava pronto. Mas a gente enxerga sempre alguma coisa a mais. É lindo o tema. E aí você tem que ter a coragem de mudar, e daí não há dinheiro ou qualquer coisa que me faça NÃO fazer. Se você viu, tem que ser feito. Não tem como ver e não fazer”, comenta.

A pré-estreia nacional dentro da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes contou com a presença de parte do elenco e da produção.

Compõem a trama: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Clara Lessa e Daniel Passi. A produção é da Produtora 2+3 Produções Culturais e tem como co-produtoras a Globo Filmes, o Canal Brasil e a RioFilme.

A Mostra Tiradentes teve início no dia 19 de janeiro e segue com programação até 27 de janeiro em Tiradentes, Minas Gerais.

 

*Texto produzido em colaboração com Fabiane Watanave

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.