Rio2C: Celebração e questionamento do mercado audiovisual que, apesar das cifras, sofre desmonte na política brasileira
Com mais de 700 horas de conteúdo e 400 painéis distribuídos em 12 salas de programação na Cidade das Artes, o Rio2C 2019 reuniu profissionais dos mercados de inovação, música, audiovisual, games, neurociência, marcas e realidade virtual.
E como principal marca da edição está não só o fortalecimento e união do mercado, como também os questionamentos sobre como um mercado gigantesco que emprega, gera oportunidades e movimenta a economia pode sofrer com os desmonte das políticas audiovisuais brasileiras. O tom de celebração não perdeu também o potencial de crítica, reivindicações, embates e união do segmento. Confira a cobertura completa:
Abertura em meio a protestos
A cerimônia de abertura teve como um dos pontos altos a entrega dos troféus do 1º Prêmio da Produção Independente, pelos atores Bruno Mazzeo e Débora Lamm. Com 21 categorias, o prêmio é um instrumento de celebração da excelência da produção de conteúdo independente para TV e plataformas digitais no Brasil e tem como objetivo de promover, gerar visibilidade e fortalecer o setor.
Vencedora da categoria “Mulher no Audiovisual”, a diretora Lais Bodansky, que recentemente assumiu a direção da SPCine, fez um discurso contra ações que considera o desmonte da política audiovisual brasileira. Os acontecimentos recentes – pedido do Tribunal de Contas da União para suspender novos contratos da ANCINE e paralisação nos repasses da agência – põem em risco um setor responsável por alavancar anualmente mais de R$ 20 bilhões no PIB do país e empregar mais de 330 mil trabalhadores. Ovacionada, ela colocou amarrou uma faixa preta no braço como forma de protesto. Veja a lista completa dos ganhadores.
Confira a cobertura completa:
- Organizadores estimam aumento de 20 a 25% de impacto econômico e volume de negócios em relação a 2018
- Como uma Film Commission pode impulsionar seu projeto?
- Documentários, Festivália e políticas do setor audiovisual são destaques do Rio2C
- Atrações do fim de semana abertas ao público marcam edição de 2019
- Espaço para conteúdo e ativações recebeu diversas marcas e parceiros
- Um giro por um dos maiores encontros de negócios do audiovisual
- Movimento #juntaspeloaudiovisual apoia mulheres do audiovisual nacional
- XRBR cuida da curadoria de conteúdo em realidade estendida (XR)
- BandNews TV procura parceiros para nova faixa de documentários “BandNews Docs”
- Netflix anuncia série adaptada sobre “Zumbis” com produção da Conspiração
- Indústria audiovisual recorre de decisão do TCU
- O2 Filmes participa de paineis, apresenta cases e anuncia nova série sobre eSports
- Projeto Paradiso divulga vencedora do Prêmio Diadorim e convida para a foto #juntaspeloaudiovisual
- Netflix aumenta investimento em conteúdo audiovisual brasileiro
- Globosat apresenta temas 360°sobre produção de conteúdo
- Criatividade e Inovação para fomentar o audiovisual na América Latina