16a CineBH beneficiou mais 15 mil pessoas, alcançou mais de 1,2 milhão de espectadores e obteve 50 mil acessos de 48 países
De 20 a 25 de setembro, durante seis dias de programação intensa e gratuita, a 16ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, realizada entre os dias 20 e 25 de setembro, beneficiou mais de 15 mil pessoas, alcançou mais de 1,2 milhão pessoas nas redes sociais, a plataforma do evento foi acessada por mais de 50 mil pessoas de 48 países e o evento ocupou 11 espaços da capital mineira: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Una Cine Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Filme de Rua, Cinema na Fachada – Espanca e Praça da Liberdade, contratou mais de 150 empresas, gerou mais de 800 empregos diretos e indiretos favorecendo a empregabilidade e o desenvolvimento social, humano e econômico.
“A Mostra CineBH é mais que um evento audiovisual – é um empreendimento em favor do fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro – polariza importantes ações acessíveis a todos os públicos, amplia a participação do Brasil no cenário da coprodução internacional, fruto de um trabalho coletivo, coerente e persistente. Representa um fórum de oportunidades que acontece na capital mineira, que estimula a diversidade, a pluralidade da nossa cinematografia e coloca novos paradigmas em debate”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.
Em paralelo a 16a Mostra CineBH, foi realizado no mesmo período o 13º Brasil CineMundi – o evento de mercado do cinema brasileiro. Em 2022, 41 convidados (representantes da indústria mundial do audiovisual) de 13 países – Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Itália, Noruega, Uruguai e Suíça, marcaram presença na capital mineira para conhecer e fazer negócios com os 41 projetos selecionados em cinco categorias, sendo quatro para trabalhos em desenvolvimento: “Horizonte” (representam o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), “Doc Brasil Meeting” (documentários), “Foco Minas” (projetos de Minas Gerais) e “Paradiso Multiplica” (no segundo ano de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos). A quinta categoria, “Wip – Primeiro Corte”, é dedicada a para projetos em fase de pós-produção com um primeiro corte (“work in progress”). Os projetos foram selecionados por um comitê composto por colaboradores nacionais e internacionais: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meizolt (Suíça), Severine Roinssard (França), Pedro Butcher e Lila Foster (Brasil) e integrantes da Universo Produção.
Todos os projetos selecionados participaram do CineMundi Lab e receberam consultorias com tutores especializados, mentorias de roteiro, participaram do laboratório de desenvolvimento, atividades de formação e nas rodadas de negócios, os projetos tiveram a oportunidade de encontros individuais com profissionais nacionais e internacionais interessados em coprodução e vendas e, ainda concorreram a vagas nos eventos de mercado parceiros do CineMundi e premiação oferecida pelos parceiros do Brasil CineMundi. Os projetos da categoria Horizonte foi avaliada Júri Oficial composto pelos produtores Sara Silveira (Brasil), Sophie Erbs (França) e Dirk Manthey (Alemanha)
No Programa de Formação, foram realizadas 59 atividades formativas – uma oficina, 3 labs de roteiro, um laboratório de desenvolvimento, 4 masterclasses, 2 workshops internacionais, 10 debates, 5 rodas de conversa, 13 sessões comentadas, 16 mentorias de roteiro, 4 consultorias. Da oficina “Análise de Estilos Cinematográficos”, sob o comando do crítico Juliano Gomes (RJ) sairá a seleção dos cinco estudantes universitários que irão integrar o Júri Jovem, da 26a Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2023.
O coordenador do Programa de Cinema da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), Sebastian Morales, foi o crítico convidado que ministrou as três masterclasses que fizeram parte da Mostra Diálogos Históricos. E os workshops internacionais sobre “Coprodução Internacional” e “Os Novos Modelos de Trabalho Colaborativo na Íbero-América” contribuíram para que os participantes pudessem conhecer os caminhos de uma coprodução e as alternativas de atuação no segmento da economia criativa.
E, pela primeira vez em sua história, a Praça da Liberdade, um dos principais cartões-postais da cidade, recebeu a instalação do Cine-Praça com plateia para 300 pessoas. Sessões de cinema para a criançada e para o público adulto a céu aberto foram um dos destaques da programação e se divertiram sob a luz das estrelas com comédias nacionais e também curtas-metragens e apresentações circenses e teatro de rua.
A exposição virtual “CineBH em 15 Anos”, também foi uma das atrações do evento, e está disponível na plataforma www.cinebh.com.br. Ela apresenta uma volta à história da mostra de cinema e valoriza as imagens e momentos que marcaram cada edição.
“A cada edição, a Mostra CineBH e o Brasil CineMundi renovam o compromisso de estabelecer parcerias produtivas a favor do cinema brasileiro, criando oportunidades de negócios, de inserção de projetos e profissionais brasileiros em eventos de mercado e festivais internacionais. Marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Iniciativas que contribuem positivamente para aproximar povos e continentes, estabelecer o diálogo entre as culturas, ampliar possibilidades de inserção do cinema brasileiro no mercado global”, finaliza Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.
Confira a cobertura completa:
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- Mostra Continente coloca em foco a produção latino americana
- O desafio de produzir e lançar filmes após a pandemia
- Lab de Roteiro debate sobre ferramentas e práticas
- Praça da Liberdade, um dos principais palcos do evento
- Exposição conta a história da mostra e exibe as imagens que marcaram sua trajetória
- Mercado deve ficar atento às possibilidades de coprodução na América Latina
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