16a CineBH – Exposição conta a história da mostra e exibe as imagens que marcaram sua trajetória

Preservar a memória é essencial e em sua 16ª edição, a CineBH apresenta a exposição virtual “CineBH 15 Anos” contando um pouco da história da Mostra desde a sua criação. A exposição online está disponível na plataforma www.cinebh.com.br e também no catálogo da mostra, em formato físico.

Segundo Leo Lara, coordenador de fotografia da CineBH, “pensar em uma exposição para ilustrar o que foram esses 15 anos de exibições, palestras, oficinas, espetáculos e encontros me leva a um universo de milhares de imagens, produzidas por mim e minha equipe. Ao revisitar os arquivos, me deparei com muitas lembranças maravilhosas, principalmente de pessoas interessantes e comprometidas com a coletividade, com o cinema e com a cultura. Como é bom rever essas fotografias e lembrar de como foi cada momento, nossos desafios, conquistas, acertos. São poucos dias, de intensa movimentação pela cidade, e essa seleção revela sua importância cravada no tempo”.

Cada imagem escolhida que faz parte da exposição foi muito bem tratada no sentido da captação, da escolha e do seu próprio destino. “Precisaria de muito mais fotos para ser mais justo, mas ao mesmo tempo, as poucas que escolhi para representar cada edição mostram com clareza a sua magnitude. Nesses anos todos, nossa equipe vem se aperfeiçoando para perpetuar os atos de todos nesse processo. Somos testemunhas oculares de uma mostra de talentos, de garra e de humanidade. Ter esse cuidado com o passado é essencial para termos sempre um futuro a ser revisitado um dia”, complementa Leo Lara.

Dentro deste trabalho, estão representados os cliques de muitos profissionais que passaram pelas edições da CineBH ao longo dos anos, como os fotógrafos Alexandre C. Mota, Beto Staino, Bruno Figueiredo, Cristiano Trad, Daniel Iglesias, Gustavo Andrade, Jackson Romanelli, Nereu Jr, Netun Lima, Pedro Silveira, Victor Schwaner e os editores de fotografia Felipe Ivanicska, Helthon Andrade e Vinícius Duartte.

“Não existe nada melhor do que saber que o nosso trabalho será visto, apreciado e discutido por gerações. Estou certo de que esse é o papel maior da fotografia. Convido, então, a todos para um momento de contemplação”, finaliza.

 

Veja a cobertura completa Prodview. 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.