Mostra Internacional de SP terá pela primeira vez um espaço para fomentar negócios criativos

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que será realizada entre 18 e 31 de outubro terá pela primeira vez um espaço para reunir o público e o mercado para fomentar negócios criativos e discutir linguagem no mercado audiovisual: o Mercado de Ideias Audiovisuais, entre 24 e 27 de outubro, que congrega atividades de negócios, compartilhamento de ideias e debates sobre a criação e a economia politica do cinema.

O encontro será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Spcine e o Cinema do Brasil – SIAESP. Players do Brasil e do exterior, representativos de todas as etapas envolvidas na produção de um filme, desde o desenvolvimento até a comercialização, participam desse espaço.

As atividades estão divididas da seguinte forma: o II Fórum Mostra (24 a 26/10 – debates e workshops abertos ao público em geral), pitching Do Livro ao Filme (26/10) e os Encontros de Negócios (26 e 27/10 – rodadas entre agentes de vendas e produtores internacionais de São Paulo com 20 produtores d todo o Brasil).

“Além de ter projetos de filmes, que tenha também autores falando dos seus livros, que possam ter seus direitos comprados, compositores de trilhas, enfim que todos os talentos reunidos numa obra audiovisual possam ter a possibilidade de conversar, se apresentar, e fazer parcerias e negócios para gente ter um audiovisual cada vez mais forte”, disse André Sturm, secretário de cultura durante coletiva de imprensa.

“Temos a confirmação de estrangeiros nos pitchings e vamos tentar aproximar projetos brasileiros de coproduções internacionais. Essa iniciativa veio para ficar e esse é o papel que a Spcine quer, desenvolver o audiovisual na Mostra”, completou Maurício Ramos, diretor-presidente da Spcine.

“Não tem sentido fazer um mercado de ideais sem abordar de onde vem tudo, onde começa, que é na palavra”, destacou a diretora da Mostra, Renata de Almeida.

 

Encontro de Mercado e rodadas de negócios

O Encontro de Negócios possibilitará que longas-metragens em fase de desenvolvimento sejam apresentados a parceiros em potencial. As rodadas de conversas são divididas em duas categorias: internacional e regional. Na primeira, os produtores têm a chance de apresentar suas ideias a fundos, coprodutores, festivais e agentes de venda internacional. Já o objetivo da segunda categoria, é estimular a coprodução regional e o compartilhamento de know-how entre produtoras grandes e pequenas, criando uma relação ganha-ganha, capaz de contribuir para o fortalecimento das relações inter-regionais.

Para cada categoria foram selecionados, a partir da avaliação da qualidade artística e da capacidade de execução, dez projetos de longa-metragem. Durante os encontros, os produtores participarão de pitchings – defesa oral de 10 minutos – e, na sequência, terão conversas individuais com os players.

Os 20 participantes dessas rodadas de conversas foram selecionados entre 195 inscritos e concorrerão a uma bolsa de R$ 30 mil a ser oferecida pelo Instituto Olga Rabinovich para um roteirista. O prêmio é concedido pela primeira vez e visa apoiar o audiovisual brasileiro.

 

Tudo começa no Livro

Além de promover os encontros de coprodução, o Mercado de Ideias Audiovisuais apresenta uma novidade para o mercado brasileiro: o pitching de literatura. Durante o evento, que ocorre em 26 de outubro, editoras nacionais apresentarão, para produtoras de audiovisual, títulos com potencial para adaptação cinematográfica ou TV.

 

Fórum

Paralelamente às rodadas de conversa, o II Fórum Mostra vai olhar para o cinema a partir de suas duas lógicas: a mercadológica e a artística. O fórum retoma as discussões da primeira edição, em 2017, e avança em direção ao futuro, procurando explorar as oportunidades que a nova configuração das indústrias criativas abre para aqueles que têm, como principal ativo, as ideias. Esta segunda edição, não por acaso, emparelha-se ao Encontro de Negócios, que ajudará a viabilizar ideias que ainda estão no papel.

Enquanto o mercado será voltado aos projetos previamente selecionados, o fórum será aberto a todos os realizadores, produtores e gestores culturais interessados em fazer e pensar conteúdo audiovisual. Os painéis giram em torno de três eixos temáticos: a criatividade, a economia política e a interseção entre linguagens e plataformas.

O primeiro dia de debates, espelhando os encontros, é dedicado a tudo aquilo que antecede um projeto audiovisual e tem como norte a seguinte pergunta: de onde vêm as ideias? No segundo dia, o fórum se debruça sobre as formas pelas quais um filme produzido ou coproduzido pelo Brasil pode se viabilizar economicamente. O terceiro dia é um mergulho no futuro que já começou.

 

 

A Mostra

A 42ª Mostra Internacional de Cinema exibe durante duas semanas mais de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias. Os filmes serão exibidos em mais de 30 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital, incluindo exibições gratuitas, ao ar livre e em Campinas.

Em um ano difícil para o mercado, não foi diferente para a Mostra, que fez alguns cortes. “Nunca foi fácil, mas foi um ano difícil para todos e fizemos alguns cortes sim, mas fizemos de tudo para que isso não chegasse ao público, mas quero celebrar porque a Mostra é forte todos os anos”, disse Renata Almeida, diretora da Mostra.

O filme de abertura será A Favorita, de Yorgos Lanthimos, destaque no último Festival de Veneza e o de encerramento será Roma, de Alfonso Cuarón, projeção em 4K no auditório Ibirapuera.

Dentre as novidades desse ano, a Mostra conta com aplicativo que vai reunir toda a programação, notícias em tempo real e a reserva e compra de ingressos. Nesse ano, há ainda parceria com a Velox Tickets, sendo possível adquirir o ticket pela internet com antecedência de três a um dia da sessão.

 

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