16a CineBH – Brasil CineMundi recebe mais de 100 profissionais de 13 países

A 13a edição do Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 na programação da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, volta às atividades presenciais em 2022, depois de dois anos online por conta da pandemia de COVID-19. Entre os dias 20 e 25 de setembro, o maior encontro de coprodução internacional no país, recebe mais de 100 profissionais vindos de 13 países –  Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Itália, Noruega, Suíça e Uruguai  – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais estarão no centro das rodadas de negócios e contatos direto com os realizadores participantes.

Nesse ano, são 41 projetos de longas-metragens em cinco categorias sendo quatro para trabalhos em desenvolvimento: “Horizonte” (representam o horizonte de temas, diversidade e criação do audiovisual brasileiro), “Doc Brasil Meeting” (documentários), “Foco Minas” (projetos de Minas Gerais) e “Paradiso Multiplica” (no segundo ano de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de a estarem nas rodadas do programa, sendo analisados e avaliados para se tornarem o cinema brasileiro do futuro.

Com a programação e os encontros promovidos pelo 13º Brasil CineMundi, o evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual, por meio de parcerias produtivas que asseguram aos projetos brasileiros de longa-metragem vagas em eventos de mercado internacionais, laboratórios, consultorias e mentorias, premiação, ações de cooperação e intercâmbio.

Além de todas as atividades, o Brasil CineMundi conta com um júri oficial que avalia os projetos inscritos e seleciona alguns para receberem prêmios de parceiros do evento. Parcerias com programas de incentivo à coprodução ampliam o escopo do Brasil CineMundi, que conta com premiação a projetos para participarem de seu laboratórios e encontros: Encuentros BioBioCine (Chile), Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), MAFF – Festival de Málaga(Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), TorinoFilmLab (Itália), Ventana Sur (Argentina) e World Cinema Fund (Alemanha).

O júri do Brasil CineMundi 2022 é formado por Dirk Manthey (produtor, Dirk Manthey Film, Alemanha), Sara Silveira (produtora, Dezenove Som e Imagens, Brasil) e Sophie Erbs (produtora, Cinéma Defacto, França).

Entre os convidados a participarem presencialmente do Brasil CineMundi estão produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais, além de players nacionais importantes na circulação multimídia da produção audiovisual brasileira. Parcerias com programas de incentivo à coprodução ampliam o escopo do Brasil CineMundi, que conta com premiação a projetos para participarem de seu laboratórios e encontros: Encuentros BioBioCine (Chile), Conecta (Chile), DocMontevideo (Uruguai), DocSP (São Paulo), MAFF – Festival de Málaga, Nuevas Miradas (Cuba), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), TorinoFilmLab (Itália), Ventana Sur (Argentina)e World Cinema Fund (Alemanha).

Ao final, alguns projetos são escolhidos pelo júri do Brasil CineMundi. Empresas e órgãos da indústria audiovisual como DOT, Mistika e Naymovie, entre outros, oferecem aos projetos premiados materiais e serviços com objetivo de contribuir e incentivar a produção.

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.