27a MCT: Emoção e Memórias marcam noite de abertura com homenagens a Bárbara Colen e André Novais
A cerimônia de abertura da 27a Mostra de Cinema de Tiradentes foi marcada pela emoção de público e convidados na noite de sexta-feira, 19 de janeiro. Reunindo dezenas de pessoas no Cine Tenda, bem no centro da cidade histórica mineira, a Mostra abriu o calendário audiovisual brasileiro com a presença de diversas autoridades. Entre elas estava Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, que representava a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Joelma celebrou seu retorno ao evento pelo segundo ano consecutivo como secretária do setor no Ministério da Cultura, elogiou a resiliência da Mostra em estar forte com quase 30 anos e relembrou momentos de sua própria trajetória como produtora executiva. “Trabalhei no filme ‘Breve Miragem do Sol’ (de Eryk Rocha) e testemunhei o teste de elenco da Bárbara Colen. Fiquei encantada com a entrega dela”, disse Joelma, em referência a uma das homenageadas da noite.
Pouco depois foi realizado o tributo ao cineasta André Novais Oliveira e à atriz Bárbara Colen, dupla mineira este ano sendo celebrada na Mostra por suas carreiras. Ambos subiram ao palco acompanhados de amigos e familiares para receberem o Troféu Barroco.
“Receber uma homenagem em Tiradentes nesse palco com essas pessoas e do lado desse cara (André)… Nem tenho palavras. Sempre tive paixão pelo cinema, mas demorei a me reconhecer como a atriz que eu sou”, disse Bárbara. “Essa homenagem é uma maneira de reafirmar um lugar de valor daquilo que eu faço e da presença e lugar que eu ocupo graças ao esforço de tantas mulheres da minha vida”.
Em seguida, André Novais também se mostrou emocionado pela homenagem, dedicou a noite aos sócios na produtora Filmes de Plástico, fez brincadeiras com a própria trajetória humilde e arrematou: “Ser preto de periferia e ter passado por tudo que passei e aí estar aqui hoje sendo homenageado por trabalhar com o que eu amo não é uma coisa que acontece sempre”.
André lembrou que 2024 marca duas décadas em que ele está ligado ao cinema e que a Filmea de Plástico completa 15 anos em abril. Dois novos filmes de André, “Roubar um Plano” (codirigido por Lincoln Pericles) e “Quando Aqui”, feito no mês de janeiro para estar na abertura da Mostra.
Veja a cobertura completa Prodview sobre o evento:
- O Tempo do Plano, O Tempo do Processo: como a direção, o olhar, a relação com as pessoas se envolve com o tempo
- Filme paranaense “Lista de desejos para Superagui” é vencedor da Mostra Aurora
- “Um filme precisa do tempo necessário para que ele exista da forma que deva existir”, diz Kleber Mendonça Filho em debate na Mostra
- “Bye Bye Amazônia”: Um misto de conceitos e visão realista sobre a Amazônia
- “Maças no Escuro”: um símbolo de estudo e aproximação com a narrativa da história de artistas
- Solução de energia limpa e 100% brasileira
- Ações de internacionalização e visibilidade para o cinema brasileiro; e debates sobre o cinema latino
- Debates discutem temporalidades no cinema
- 2º Fórum de Tiradentes conclui trabalhos com Carta a ser direcionada a autoridades do Poder Público e agentes do setor audiovisual
- Exibição de 99 curtas metragens de 20 estados e rodas de conversa entre produção, direção e público
- Mostra Aurora traz 7 títulos inéditos em pré-estreia mundial que trazem contradições e questões urgentes
- Exposições em cartaz, filmes acessíveis e debates sobre regulação do VOD
- Filme O Diabo na Rua no Meio do Redemoinho – “A obra é maior do que nós e estamos aqui para fazer isso”
- Produção “Mussum, O Filmis” vai muito além dos Trapalhões, traz a força da relação matriarcal
- Debates na mostra destacam importância da política pública audiovisual e exaltam trabalho de profissionais no cinema independente
- Tiradentes respira e multiplica cinema e cultura com cortejo de arte, lançamento de livros e projetos sociais na telona
- Margareth Menezes, ministra da Cultura, diz que políticas públicas do audiovisual irão avançar ainda mais em 2024
- Emoção e Memórias marcam noite de abertura com homenagens a Bárbara Colen e André Novais
- Debates, rodas de conversa, encontros com os Filmes, Conexão Brasil CineMundi e Fórum de Tiradentes