CineOP impacta mais de 15 mil pessoas em 6 dias de encontro

A CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto), reuniu na cidade histórica mineira muita preservação, história e educação numa programação totalmente gratuita que durou seis dias (05 a 10 de junho).

Foram 103 filmes exibidos de três países e 15 estados brasileiros, 34 sessões de cinema, homenagem a Edgard Navarro, mais de 250 convidados, 55 jornalistas de veículos de imprensa, 75 profissionais no centro de 26 debates, Encontro nacional de Arquivos, Encontro da Educação: XIFórum da Rede Kino, 3 oficinas, 1 workshop internacional, 150 alunos certificados, 5 convidados internacionais de três países (Argentina, Uruguai e França), 16 escolas públicas participaram de 8 sessões cine-escola, 3600 alunos beneficiados, 4 lançamentos de livros, Roda de Conversa, 15 atrações artísticas, cortejo da arte, exposição temática e mais de 15 mil pessoas impactadas.

“Mais uma vez o cinema se torna o instrumento que define e ajuda a dar identidade ao país. Profissionais do audiovisual, da cultura e da educação, veículos de imprensa, representantes de instituições, de escolas e de universidades provam que as manifestações culturais pioneiras, ousadas e consistentes em suas propostas e conceitos continuam dando frutos”, disse Raquel Hallak (diretora da Universo Produção e coordenadora do CineOP).

A programação foi estruturada em três eixos centrais – Preservação, História e Educação – cada um deles propôs um enfoque temático específico assinado por cada curadoria. Tudo isso distribuído nas mostras Homenagem, Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha e Cine-Escola. As exibições ganharam as telas do Cine-Teatro, no Centro de Convenções, onde também funciona a sede do evento; do Cine Vila Rica, um dos cinemas mais antigos da América Latina; e do Cine Cemig na Praça, cinema ao ar livre montado especialmente para o evento na Praça Tiradentes, um dos cartões-postais da cidade.

A Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, contratou mais de 180 empresas que prestaram serviço para o evento. Estima-se que foram gerados mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. O evento atraiu a participação de profissionais da cultura e da educação, atraiu milhares de turistas que movimentaram o comércio e a economia local, mostrando que a cultura também é bom negócio.

O Prodview acompanhou todo o encontro e trouxe uma cobertura especial. Confira:

*Especiais:

*Cobertura diária:

 

Foto: Leo Lara/Universo Produção

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.